Um pouco da Dona A.

Já conversei com a maioria dos utentes e deixem-me dizer que tenho simplesmente amado.Há uma grande necessidade de conversar. Todos esperam por mim naquele dia e àquela hora.
Hoje apenas queria falar da Dona A.
A Dona A. tem 91 anos e sabe ler. É a utente mais velha e é a única que sabe ler. É muito velhinha é verdade...as suas rugas e a sua força fragilizada fazem prova do seu grande desgaste fisíco.
É muito crente e leva os dias a ler orações. Lê e relê...são sempre as mesmas. Já pedi entretanto à minha sogra novas orações para a D. A.
Quando lhe perguntei o que gostaria de fazer, ela respondeu com a sua voz muito trémula: Passear e ir à missa. Respondeu-me também que não consegue fazer nada, e fazer para quê? Está cansada de viver. Está cansada dos seus dias. Está cansada de ter dores.
Consigo o seu andarilho acompanha-a. É preciso muita força para conseguir arrastá-lo o que lhe consome a restante força dos seus pequenos e frágeis braços carregados de dor.
Vou levá-la à missa. Não sei ainda quando, pois não consigo sozinha. Mas se é um dos seus desejos, então...será realizado.
Tenho pensado muito nas minhas avós, e sinto muitas saudades delas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Criação do próprio emprego - A minha experiência no BCP

O medo de arriscar!

Será?