Fase 2 - Criação do Plano de negócios


Chegámos à segunda fase. Depois de conhecerem um bom contabilista, marquem uma reunião para expor as vossas ideias e apresentem o que fizeram, (se o fizeram) e  peçam a sua opinião sobre a viabilidade do negócio. O próximo passo é saber de quanto precisamos para abrir a empresa. Desde orçamentos para obras, para licenças, mobiliário, publicidade, etc, e conhecer muito bem o processo de licenciamento e quais as exigências para que possam procurar o espaço (loja) adequado ao mesmo.
O contabilista irá dar inicio ao Plano de Negócios. 

Depois de concluído o Plano de negócios, deverão preencher antes de entregar no banco, o Plano de Negócios em formulário próprio e enviar para a CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, podem encontrar o formulário aqui. Atenção, que deverá ser preenchido por quem sabe, ou seja, por um contabilista. Eu enviei por e-mail mas convém ligarem antes a expor a situação. A CASES irá avaliar a viabilidade do negócio. Se a resposta for positiva, é enviado por correio uma declaração em como preenchem os requisitos e com o total de financiamento, aqui o processo é muito rápido, uma questão de poucos dias. A seguir, entregam essa declaração, juntamente com o Plano de Negócios e os documentos que o banco exige, como o IRS e extractos bancários, e outros documentos que constam no Manual de Procedimentos. Se a CASES aprovar o projeto está tudo bem, porque à partida o banco também aprova, se o banco não aprovar temos o burro nas couves. Podemos entregar noutro banco ou procurar o financiamento entre amigos e familiares, se quiserem continuar a lutar pelos vossos sonhos. Procurem sempre outro banco, pois há uns que não aprovam mas outros que aprovam os mesmos projetos.

Depois é só aguardar a resposta do banco, que se eu soubesse o que sei hoje, tinha escolhido outro banco. Um mês e meio para aprovar um projeto??? O meu crédito habitação foi aprovado em menos de 5 dias. Enfim...é o País que temos e as pessoas que temos! Haja paciência, tranquilidade e um sofá muito confortável para esperarmos bem sentados...

Comentários

  1. POis pois mas não sabes que neste momento os bancos tem estado a dificultar imenso os creditos. Mas ja aprovaram?? Ja estas a ultimar as obras?? Jokas

    ResponderEliminar
  2. A CASES já aprovou e continuo à espera que o banco diga algo. As obras só iniciarei depois da aprovação, uma vez que preciso do dinheiro para isso. Mas, também continuo à espera do parecer da Segurança Social relativamente ao projeto de arquitetura. É só esperas!
    Segunda feira vou a outro banco saber como funciona e quanto tempo demoram. Estou seriamente a pensar mudar de banco. Como posso confiar num banco que me diz que dentro de 1 semana dão-me a resposta e passado um mês e meio, nada? Não posso...

    ResponderEliminar
  3. POis eu bem te disse que as esperas são demais. Tens de os pressionar...tenta falar com o gerente. Como é que este pais vai pra frente...assim nem pensar!

    ResponderEliminar
  4. Pois, tinhas razão. Mas acho que vou mesmo desistir daquele banco e pensar noutro banco. Já estou farta deles e ainda agora comecei. Livra!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Criação do próprio emprego - A minha experiência no BCP

E foi no dia 23...

O medo de arriscar!