Quanto custa ao Estado um aluno no Ensino Superior...

Já tínhamos visto aqui que quando um aluno termina o secundário, já consumiu do Estado cerca de 47.661,56€. Não se esqueçam que este valor é muito abaixo da realidade.
Segundo o orçamento de Estado de 2012, cada aluno no Ensino Superior custa uma média de 3.461,00€ por ano.
Temos cursos de 3, 4, 5 e de 6 anos. E também temos que contar com os alunos que reprovam, que deixam cadeiras para trás, Mestrados e etc.
Vamos fazer a média a 4 anos, é mais fácil. 3.461,00€ x 4= 13.844,00€. Um valor relativamente baixo, tendo em conta os ordenados dos docentes, e outros profissionais e todos os gastos inerentes às faculdades.
Os alunos pagam as suas propinas que rondam os 1.000,00€, e ainda se queixam, pois não querem ter esse gasto. 
A verdade é que eu tirei a minha licenciatura e gastei em propinas cerca de 2.700,00€ nos três anos. Não posso reclamar. este valor é muito baixo. Na minha opinião, é claro...
61.505,56€ é o valor que consumimos ao Estado quando terminamos a licenciatura.
Quantos anos tenho que trabalhar para devolver este valor ao Estado? Nem sei...
E ainda há quem diga que não recebe absolutamente nada do Estado. O engraçado é que quem normalmente diz, é quem nada desconta ou que descontou sempre muito pouco. O tuga é assim mesmo, não generalizando, é claro!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Criação do próprio emprego - A minha experiência no BCP

E foi no dia 23...

O medo de arriscar!