A espera desespera até um morto, mas nada que um bom português não esteja já habituado!
Tudo demora o seu tempo, fazer o pedido de admissibilidade, a criação de empresa, o inicio de atividade, mas fiz tudo de seguida e em poucos dias entreguei toda a documentação no banco, para dar inicio ao contrato. Sem dinheiro não podemos avançar no negócio.
Um dos documentos solicitados, era o balancete com selo e assinatura do TOC. Falei com a contabilista que me explicou que o balancete é um documento de movimentos financeiros e se não há movimentos, não há balancete, obviamente.
Expliquei no banco tal e qual e enviei um mail para o microcrédito da CGD a explicar a situação. Não obtive resposta. Pensei, bem, se não me respondem é porque está tudo certo.
Passado um mês resolvi telefonar para saber como estava o meu processo. Resposta: "estamos à espera do balancete". Pensei, não vale a pena. O banco estava à espera do balancete dos capitais próprios (capital social). Não podiam ter dito logo?
Em dois dias, fui entregar o balancete no balcão da CGD para enviarem para Lisboa. 15 dias depois sem resposta, resolvi ligar novamente. Resposta: "continuamos à espera do balancete". Não receberam o mail da minha agência. Problema resolvido uma vez que contactei o meu balcão e que rapidamente enviou novamente. Isto foi ontem. Vamos ver quanto tempo demora até assinarmos o contrato. Nunca mais na minha vida quero ouvir "balancete"!
Se tivesse à espera do dinheiro em casa de braços cruzados estava bem lixada. Consegui o dinheiro emprestado para avançar com as obras. A minha vida tem sido no meio de pladur, eletricistas, sistemas de incêndios, pinturas e limpezas. Estou quase pronta para mobilar o espaço e apresentar o unico pedido de licença que me falta.
Se tudo correr como previsto, em meados de janeiro início a minha atividade. Até agora, tem sido só dinheiro a sair e nada a entrar. Tenho que começar o quanto antes.
Quando o dinheiro vier, é para devolver a quem me emprestou e pedir imediatamente a segunda tranche do dinheiro. Quando o dinheiro vier, já estou a trabalhar. Imaginem se tivesse ficado à espera do crédito. Tudo por causa do raio do balancete de duas linhas!!!
Conselho: Telefonar sempre para o banco para saber se receberam a documentação.

Saudações empreendedoras,
Catarina Viegas

Comentários

  1. Boas Catarina

    Os meus parabens pela sua luta sem nunca desistir...
    Só por isso JÁ É UMA VENCEDORA...
    Boa sorte para o projecto que acredito vai ser um sucesso com uma empreendedora LUTADORA como voçe só pode dar certo...

    Cump,
    Mário

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Criação do próprio emprego - A minha experiência no BCP

E foi no dia 23...

O medo de arriscar!